Entrevista a Maria João Cunha
janeiro 08, 2015
Como te tornaste modelo?
Sempre tive uma paixão por fotografia, por várias vezes inscrevi-me em concursos mas nunca tive a "coragem" de ir, comecei a fazer trabalhos de moda e fotografias apenas por diversão e as pessoas contactavam-me por me verem na rua ou por verem fotografias minhas no facebook. O Élio Nogueira depois de me fotografar a segunda vez insistiu para eu tentar entrar para a agência Central Models, nessa mesma semana a Best Models tinha-me feito um casting na rua enquanto estava a ir para o festival Marés Vivas. Entretanto fui a Lisboa, à Central ter uma entrevista. Foi uma coincidência engraçada porque no mesmo dia ligaram-me da Best a pedir para ir lá. Contente, disse que admirava a agência mas que tinha acabado de ficar agenciada na Central Models!
Como analisas esse tempo de experiência enquanto modelo?
Apesar de sempre ter em primeiro lugar os estudos e acabar a faculdade no tempo previsto, sinto que evoluí imenso nos últimos anos e fiz trabalhos dos quais me orgulho bastante apesar da minha altura (1.72).
A moda, era um sonho de criança?
Em criança sonhava imenso com vários mundos, a moda era um deles, conforme cresci fui realizando todos os sonhos que tinha: aparecer na Vogue Portugal e ser capa de uma revista (DIF).
O que mudou na tua vida após a tua entrada para o mundo da moda?
A minha vida está constantemente a mudar, não necessariamente por ter entrado no mundo da moda mas também por crescer com ela, ao início era muito tímida e não sabia "desenrascar-me", isso mudou completamente. Continuo com os pés no chão e humilde porque sei que estou de passagem e só quero aproveitar ao máximo para conhecer profissionais e equipas incríveis.
Qual o desfile e sessão fotográfica que mais gostaste de fazer?
Cada sessão fotográfica e desfile é importante e especial, mas se tivesse que citar apenas um trabalho, diria o editorial e capa da DIF com o Élio Nogueira e styling de duas meninas incríveis "Barbie Doll Marketers". Já trabalhei com o Élio umas quatro, cinco vezes? Já perdi a conta mas é sempre bom e adoro os resultados!
O que mais gostas de fazer na moda? Desfiles, editoriais?
Editoriais sem dúvida, adoro o sentimento de ansiedade com que fico até saírem as fotografias.
Tens alguma referência na moda? Se sim, que género de trabalho gostarias de realizar com essa pessoa?
Imensas, mas por exemplo, adoro vários trabalhos de fotógrafos/videógrafos e gostava imenso fotografar ou gravar com eles independentemente do tipo de trabalho que fosse, por exemplo: Orlando, Tiago Ribeiro, Carlos Teixeira, Mike Correia, …
Como descreves aquilo que sentes antes, durante e depois de um desfile?
Desde pequenina que sou uma pessoa extremamente ansiosa e nervosa, portanto é um misto de sentimentos estranhos e no fim um alívio. É tudo demasiado rápido que nem dá para pensar.
Tens algum estilista favorito? Nacional e internacional?
Adoro Oscar de La Renta e o divertido Jeremy Scott, Diogo Miranda e Carlos Gil.
Como defines a tua personalidade? Qual o teu signo?
Sou peixes, tal como as pessoas do signo, muito sonhadora. O que é bom enquanto designer gráfica, na moda aprendi a sonhar mas com os pés no chão.
Quais os teus segredos de beleza? Quer a nível da alimentação e exercício físico.
Não há segredos, simplesmente faço exercício físico, ginásio e por vezes natação. Quanto à alimentação tento ter cuidado, comer bastantes legumes e saladas, evito bebidas com gás, mas não deixo de comer nada em específico.
Qual a tua bebida e comida favorita?
Água! Comida, adoro massas e saladas… e por vezes um chocolate milka. Donuts… (risos)
Quais as características que consideras serem fundamentais para se ser um bom modelo?
Ser-se humilde, genuína, profissional e não tentar ser igual a ninguém senão a si mesma.
Tens conseguido conciliar o teu trabalho como modelo com a tua vida pessoal?
Por vezes é complicado, uma vez que também sou designer tenho que saber gerir bem o meu tempo e trabalhos.
Que características da tua personalidade ajudam à tua profissão como modelo?
Aww! Isso não sou eu que posso dizer! Mas talvez o facto de ser genuína e atenta ajuda na minha profissão.
Tens algum modelo favorito?
Tenho duas! Kate Moss e a Cara Delevingne.
Qual a cidade/local que mais gostaste de conhecer na qual trabalhaste como modelo?
Por enquanto apenas trabalhei como modelo em Portugal e dos locais mais engraçados em que fiz um editorial foi numa terrinha em Vila Real na altura das festas populares da Senhora da Pena, foi um trabalho para a Vogue em que conheci pessoas fantásticas, a modelo e atriz portuguesa, Ana Cristina Oliveira, o fotógrafo Frederico Martins e o Miguel Viana (ele faz magia com o cabelo).
As duas fotografias acima são do editorial da Vogue.
Maria Pedrosa
Janeiro, 2015.
Todos os direitos reservados.
0 comentários