Entrevista a João Viegas

julho 10, 2014

João Viegas foi o vencedor do concurso Fresh Faces 2013 Portugal

Maria: Como entraste no mundo da moda?
João: Participei no concurso que a minha agência, a Central Models, promove, que se chama Fresh Faces, em Outubro do ano passado. Fui vencedor desse concurso e ainda tive a oportunidade de representar o nosso país em Barcelona, na Final Mundial, tendo ficado no Top 3, com a também vencedora feminina do Fresh Faces cá em Portugal.







Maria: Como caracterizas este tempo como manequim?
João: São apenas 8 meses, mas que me têm trazido boas experiências e amizades.


Maria: Era um sonho de criança?
João: Acho que qualquer pessoa que abre uma revista ou vê televisão já pensou "gostava de ser eu ali", por isso sim, pode dizer-se que era um sonho de criança.





Maria: O que mudou na tua vida após a tua entrada para o mundo da moda?
João: Mantenho o mesmo estilo de vida de sempre.


Maria: Como defines a tua personalidade?
João: Acho que sou um pouco tímido em certos ambientes, sou muito reservado, mas quando estou com os meus amigos sou muito brincalhão. Sou muito curioso, e sou a pessoa mais impaciente à face da terra.




Maria: Qual o teu signo?
João: Carneiro.


Maria: Qual o desfile e sessão fotográfica que mais te marcou?
João: O desfile foi o "Style Masters Show 2014" para a American Crew, em Abril deste ano, que aconteceu na MEO Arena para mais de 3.500 pessoas de 70 países. Foi uma experiência única. A sessão que mais me marcou foi a minha primeira grande produção com o Jordi Blancafort no hotel W de Barcelona.



Maria: Como descreves aquilo que sentes antes, durante e depois de um desfile?
João: Momentos antes do desfile tenho o coração a mil à hora, mas assim que entro na passerelle isso desaparece e como costumo dizer, é o mais próximo que me vou sentir de ser uma estrela de rock. Depois do desfile terminar a vontade é de repetir.


Maria: O que mais gostas de fazer na moda? Desfiles, editoriais?
João: Gosto tanto de fotografar como de desfilar, mas sem dúvida que desfilar é o que dá mais adrenalina.




Maria: Tens algum estilista favorito? Nacional e internacional?
João: Sim. Nacional, escolha óbvia é o Nuno Gama. Internacionalmente sou fã dos trabalhos da casa DSquared, Versace e Hugo Boss.


Maria: Tens conseguido conciliar o teu trabalho como modelo com a tua vida pessoal?
João: Sim, não existe falta de tempo, existe é má gestão dele.




Maria: Tens alguma referência na moda?
João: Sim, o David Gandy e o Noah Hills.


Maria: O que pensas das medidas impostas aos modelos, principalmente às mulheres?
João: As medidas dos modelos vão de encontro às silhuetas idealizadas pelos designers de moda. É claro que é visto por muitas pessoas como algo irrealista, mas esse já é um conceito que está a mudar. Em muitas passerelles mundiais hoje em dia já são exigidas medidas mínimas para se poder desfilar.




Maria: O que achas da moda nacional e internacional?
João: Acho que são mercados muito diferentes. A moda nacional é muito pequena, mas vê-se cada vez mais trabalhos de grande qualidade. Para um modelo é um pouco limitante pois só se pode chegar até um certo patamar onde daí não se passa e é necessário sair para fora onde há muito mais oportunidades de progressão na carreira.


Maria: Nos próximos tempos, o que pensas que irá acontecer à moda nacional e internacional?
João: Acho que tem tendência a crescer. Sendo um mercado que se baseia na criatividade, há sempre a oportunidade de expansão.


Maria: Quais os teus segredos que te guiam a uma carreia consistente na moda?
João: Não tenho segredos. Sou eu mesmo, organizo o meu tempo de forma a estar sempre disponível para alguma oportunidade, e dou o meu melhor em tudo o que faço.




Maria: Quer a nível da alimentação e exercício físico. Que características da tua personalidade ajudam-te à tua profissão como modelo?
João: Em termos de alimentação há certas coisas que são proibidas em minha casa. Não bebo refrigerantes e não como fritos e comidas gordurosas. Mantenho uma alimentação à base de proteína e hidratos de carbono. Como muito frango, cozinho-o de mil e uma maneiras, e costumo acompanhar ou com legumes cozidos ou arroz. Para além disso também como muitos frutos secos e faço sumos de fruta. Complemento isto com exercício fisico quase todos os dias no Clube VII acompanhado do meu PT Pedro Cruz.


Maria: Qual a tua bebida e comida favorita? Se não fosses modelo, o que gostarias de ser?
João: A minha comida preferida é Fondue de Tamboril. A minha bebida favorita é sumo de melancia. Se não fosse modelo gostaria de ser ladrão. Desculpa, político.




Maria: Quais os conselhos que darias aos rapazes que pretendem ingressar no mundo da moda?
João: Acho que o melhor conselho que posso dar é para serem persistentes, não desistirem à primeira, saber ouvir um não, porque eu já ouvi muitos, e cuidarem da.vossa imagem. Para as raparigas o conselho também se aplica.


Maria: Conheceste algum modelo que te marcou?
João: Talvez quem conheci até agora que me deu os melhores conselhos foi o Luís Borges e o Paulo Pires.


Maria: Qual a cidade que mais gostaste de conhecer na qual trabalhaste como modelo?
João: Ainda não conheci muitas. Mas Barcelona é uma cidade fantástica.

Fotografias: Central Models
Maria Pedrosa
Julho, 2014.  
Todos os direitos reservados.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários