Entrevista a Tiago Grancho

maio 12, 2014


Maria Pedrosa: Como entraste no mundo da moda?
Tiago Grancho: Participei num daqueles concursos de scouting para uma agência que há às vezes nos centros comerciais, no qual participei por piada.

Maria Pedrosa: Como caracterizas estes anos como manequim? 
Tiago Grancho: São anos que cada vez mais surpreende-me e apercebo-me de vários aspectos da minha vida.



Maria Pedrosa: Era um sonho de criança? 
Tiago Grancho: (risos) Nunca me passou pela cabeça, e na altura pensei ''porque não?!''


Maria Pedrosa: O que mudou na tua vida após a tua entrada para o mundo da moda?
Tiago Grancho: Consegui evoluir em muitos aspectos, aprendi bastante com vários tipos de pessoas que me rodeiam. Na maioria das vezes foi mais quando estive a trabalhar fora do país, e vê-se que perde-se um bocado o medo de apostar e enfrentar novos desafios.



Maria Pedrosa: Como defines a tua personalidade?
Tiago Grancho: Tenho uma personalidade um bocado difícil, sou bastante paciente para aquilo que quero, sou amigo dos meus amigos, gosto de conhecer os limites das coisas e provar a segurança daquilo que possuo, sou cauteloso e realista, às vezes até demais! (risos).

Maria Pedrosa: Qual o teu signo?
Tiago Grancho: Touro.



Maria Pedrosa: Qual o desfile e sessão fotográfica que mais te marcou? 
Tiago Grancho: O desfile que mais me marcou foi o meu primeiro na ModaLisboa e no PortugalFashion (estava tão nervoso mas ao mesmo tempo determinado em demonstrar o meu trabalho), sessão fotográfica foi sem dúvida a segunda sessão que fiz para a Apiccaps (Portuguese Soul) com Paulo Gonçalves, Fernando Pereira aka Fernandinho e Frederico Martins.


Maria Pedrosa: Como descreves aquilo que sentes antes, durante e depois de um desfile?
Tiago Grancho: Antes: ''Bora lá começar isto!'', naquela de fazer desaparecer o nervosismo, (risos).
 Durante: Uma das melhores sensações que tenho, sentir a apreciação do público, organizadores e criadores. Também uma boa quantidade de adrenalina à mistura.
 Depois: Ainda apreciar o resto da adrenalina que ficou, o momento de amizade entre colegas e criadores (falando como correu o desfile), e por final sinto-me completamente partido (risos).



Maria Pedrosa: O que mais gostas de fazer na moda? Desfiles, editoriais? 
Tiago Grancho: Editorais sem dúvida. Conseguimos conhecer o nosso cliente, a equipa com quem trabalhamos, podemos ir vendo o nosso desempenho e por final fico com fotos daquele dia de trabalho que me fará lembrar de tudo o que se passou.

Maria Pedrosa: Tens algum estilista favorito? Nacional e internacional? 
Tiago Grancho: Já me fiz essa pergunta a mim mesmo, neste momento ainda não pensei bem no assunto. Gosto de vários estilistas nacionais mas ainda não decidi sobre qual deles é o meu favorito.



Maria Pedrosa: Tens conseguido conciliar o teu trabalho como modelo com a tua vida pessoal? 
Tiago Grancho: Com certa dificuldade às vezes mas sim, é possível conciliar as duas coisas.


Maria Pedrosa: Tens alguma referência na moda?
Tiago Grancho: De momento não tenho nenhuma referência, mas já tive em tempos.



Maria Pedrosa: O que pensas das medidas impostas aos modelos, principalmente às mulheres?
Tiago Grancho: Os modelos nunca ficam sem saber que medidas são essas, adaptam-se segundo o seu estilo de vida. Às mulheres as medidas são um bocado mais complicadas, mas uma mulher com pés e cabeça consegue dar a volta à situação e deixa de ser um bicho-de-sete-cabeças (risos).


Maria Pedrosa: O que achas da moda nacional e internacional?
Tiago Grancho: De momento a moda nacional é revolucionária, mas ainda é um bocado diferente da moda internacional, que é mais avançada e profissional. Mais uns anos e a moda nacional vai voltar a ser uma das melhores como já foi há uns anos atrás.



Maria Pedrosa: Nos próximos tempos, o que pensas que irá acontecer à moda nacional e internacional?
Tiago Grancho: Penso que a moda nacional nestes últimos anos precisou de lutar e mostrar o que realmente vale, o que vai fazer com que seja mais forte e reconhecida. A moda internacional luta mas penso que não é o suficiente para mudar radicalmente por uns tempos.


Maria Pedrosa: Quais os teus segredos que te guiam a uma carreia consistente na moda? Quer a nível da alimentação e exercício físico. 
Tiago Grancho: Ser responsável no trabalho que fazemos, ter um cuidado com a imagem que queremos dar às pessoas, fazer algum tipo de exercícios até para nos sentirmos vivos e não apenas pelos resultados. E pensar sempre que cada trabalho é a nossa primeira vez assim damos os 100%.



Maria Pedrosa: Qual a tua bebida e comida favorita? 
Tiago Grancho: Bebida favorita: uma cola bem fresca com gelo. Comida favorita: um bom naco na pedra ou uma açorda de gambas.

Maria Pedrosa: Se não fosses modelo, o que gostarias de ser?
Tiago Grancho: Ser um Oficial da Marinha através da Escola Naval.



Maria Pedrosa: Quais os conselhos que darias aos rapazes que pretendem ingressar no mundo da moda? E às raparigas? 
Tiago Grancho: Aos rapazes posso dizer para serem eles próprios, terem juízo, serem responsáveis e saberem aproveitar todas as experiências que a moda nos dá para a sua vida profissional fora ou dentro da moda. Às raparigas não fujo muito ao que disse aos rapazes, mas com uns conselhos diferentes, não se deixem ir abaixo em termos pessoais como de personalidade. Tenho algumas colegas minhas que gostam de usar o exercício físico como um escape, onde elas podem pensar e refrescar sobre os seus objectivos.

Maria Pedrosa: Conheceste algum modelo que te marcou?
Tiago Grancho: Conheço dois modelos e um fotógrafo (que na altura era modelo) que marcaram bastante a minha vida como modelo, ajudaram-me a voltar para a linha quando estava a ir por um caminho que não era certo como pessoa e modelo.




Maria Pedrosa: Qual a cidade que mais gostaste de conhecer na qual trabalhaste como modelo?
Tiago Grancho: A cidade que mais gostei de estar foi Milão, porque fui obrigado a mexer-me, assumir responsabilidades e conheci várias maneiras de pensar e ser. O que fez com que crescesse bastante num curto espaço de tempo.

Maria Pedrosa: Quais os teus planos futuros? 
Tiago Grancho: De momento aumentar a minha carreira a nível nacional e um dia voltar a ir para fora, talvez França, Ásia, América que sabe (risos).



Maria Pedrosa: Tens algumas novidades que possam ser reveladas?
Tiago Grancho: Há pouco tempo realizei o meu primeiro trabalho a nível comercial para a KIA, e estou mortinho para ver como tudo correu.


Fotografias: Elite Lisbon
                  Sal Nunkachov
                  Paulo Costa Photography
             


Maria Pedrosa
Maio, 2014.  
Todos os direitos reservados

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários