Entrevista a Dania Darie

abril 23, 2014




Maria Pedrosa: Foi através do programa, Há Procura do Sonho, o concurso de caça-modelos da SIC e da agência Face Models da estilista Fátima Lopes que te lançaste no mundo da moda. Como caracterizas estes anos como manequim? Era um sonho teu de criança?
Dania Darie: Tudo começou na Roménia quando eu tinha seis anos, a minha mãe inscrevia-me em concursos de misses era apenas um hobbie. E a minha entrada para o programa ''Há Procura do Sonho'', também foi obra da minha mãe, a quem hoje eu agradeço por ter insistido tanto. Estes últimos anos tem sido uma correria, muitas viagens muitos sonhos realizados.




Maria Pedrosa: O que mudou na tua vida após a tua entrada para a moda?
Dania Darie: Passei a ter mais auto-estima e confiança em mim, foi bom para fortalecer essas características na minha adolescência.

Maria Pedrosa: Qual o desfile e sessão fotográfica que mais te marcou?
Dania Darie: Para mim são todos marcantes pois cresci um pouco e aprendi qualquer coisa com cada trabalho que fiz. Mas o tempo passado a trabalhar em Paris foi definitivamente o melhor o que mais me marcou.





Maria Pedrosa: Como defines a tua personalidade e associas características tuas essenciais para uma manequim? Qual o teu signo?
Dania Darie: Eu sou uma pessoa muito acessível e como as minhas amigas dizem, muito social, acho que uma manequim tem que ter estas características para aguentar com certas pessoas no mundo da moda. Sou do signo gémeos,as pessoas deste signo são pessoas que estão em constante movimento sempre a tramar alguma coisa (risos).

Maria Pedrosa: Como descreves aquilo que sentes antes, durante e depois de um desfile ou sessão fotográfica?
Dania Darie: A sensação antes de um desfile ou antes de uma sessão fotográfica são completamente diferentes. Antes de uma sessão fotográfica é sempre mais calmo há também uma curiosidade em saber como é que o trabalho estará quando estiver pronto, enquanto que antes de um desfile é mais emocionante, há mais adrenalina envolvida, daí eu prefiro desfiles pois os resultados são quase instantâneos.






Maria Pedrosa: Visto que muitas manequins caíram em distúrbios alimentares devido às medidas impostas pelas agências. Concordas com essas mesmas medidas?
Dania Darie: Como em tudo há prós e contras e não há a necessidade de passar fome para ser manequim, basta apenas ter um estilo de vida saudável. Não concordo com algumas das medidas impostas pelas agências internacionais quanto a Portugal essas medidas não são muito aplicadas e as agências não são tão exigentes.

Maria Pedrosa: Tens algum estilista favorito? Nacional e internacional?
Dania Darie: Admiro o trabalho de vários estilistas internacionais já sendo essas marcas com algum prestígio e experiência. Mas também adoro o sangue novo da moda nacional, é como uma lufada de ar fresco. A perfeita mistura entre o yin e o yang, na minha opinião.





Maria Pedrosa: Tens alguma referência na moda?
Dania Darie: Admiro o trabalho de imensas manequins tanto internacionais como nacionais muitas delas minhas amigas, mas não sigo o trabalho delas como referência do que eu quero fazer no futuro, pois acho que não há a necessidade de fazer um trabalho igual a ninguém apenas melhor (risos).

Maria Pedrosa: Nos próximos tempos, o que pensas que irá acontecer à moda nacional e internacional?
Dania Darie: Penso que irá continuar a crescer e a inovar cada vez mais tanto a nível nacional como a internacional.





























Maria Pedrosa: Tens alguns segredos de beleza? Por exemplo, quer a nível da alimentação e exercício físico.
Dania Darie: Eu tento ter uma alimentação saudável mas e complicado (risos). Penso que o meu segredo de beleza é o mesmo que de muitas mulheres, beber muita água de resto tento não apanhar muito sol.

Maria Pedrosa: Qual a tua bebida e comida favorita?
Dania Darie: A comida italiana e indiana são as minhas preferidas quanto à bebida varia, penso que seja o cappuccino é algo que eu bebo quase todos os dias (risos).






Maria Pedrosa: Se não fosses modelo, o que gostarias de ser? Ou se tens outra profissão lado a lado com a moda?
Dania Darie: Há várias profissões que me fascinam, tudo no ramo da comunicação e economia, como já referi sou uma pessoas com muitas ideias mas nada em específico por enquanto.






Maria Pedrosa: Quais os conselhos que darias a muitas raparigas que pretendem tornar-se manequins profissionais?
Dania Darie: Apenas para terem cuidado com quem falam porque cada vez mais há pessoas com 'agências' falsas e promessas vazias, e lembrem-se que ser manequim não é a única profissão do mundo! Há muita escolha. 

Maria Pedrosa: Quais os teus planos futuros? Tens algumas novidades que possam ser reveladas?
Dania Darie: Neste momento tenho imensos planos imensos projectos que quero realizar, mas por enquanto não posso revelar muito para não dar azar (risos).




Fotografias: http://www.facemodels.pt/ e http://www.urbanmanagement.it/



Maria Pedrosa
Abril, 2014.  
Todos os direitos reservados.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários