Entrevista às gémeas Silvia e Rosana Pérez

outubro 12, 2014



Maria: Como chegaste ao mundo da moda?
Silvia: Começou do zero, não sabia absolutamente nada de como funcionava este mundo e tentei a minha sorte na agência de Madrid.
Rosana: A verdade é que nunca pensei em ser modelo nem em dedicar-se a ele até aos meus 16 anos, quando tive essa idade comecei a mandar os meus "polaroids" as agências que encontrava. Sinceramente acho que comecei sem conhecimento nenhum sobre este mundo, o que não é bom quando não conheces este setor, mas com o tempo comecei a ganhar mais interesse e o tentei fazer com que coincidissem com os meus estudos. Se tivesse que dizer como é que comecei a ser modelo, diria que tive muito apoio da parte da minha família e amigos.


Maria: Como descreves esses anos como modelo?
Silvia: Muita luta e muito esforço acima de tudo, não desistir, não parar. A carreira como modelo não é constante e linear, pelo contrário, é feita de altos e baixos, às vezes tens mais trabalhos, outras vezes menos... Mas aprendi muito e conheci muita gente diferente em cada trabalho ou casting.
Rosana: Como disse comecei sem conhecimento algum neste mundo, podes encontrar que te ajuda como o contrário. O início foi bastante difícil mas tive sorte de ir conhecendo grandes profissionais que me ajudaram durante os anos, como por exemplo em encontrar uma boa agência, saber qual era o material que precisava para o meu look, o que tinha que melhorar como modelo.


silvia



Maria: Era um sonho de infância?
Silvia: Lembro-me que quando disse que queria ser modelo foi quando vi a Adriana Lima num desfile da Victoria Secret. Até aí não tinha pensado nisso.
Rosana: Um sonho de infância não. De pequena me chamava muito mais a atenção o mundo da interpretação do que a moda, mas quando cresci pensei, porque não?
A moda é um setor muito duro, estamos sujeitos a um nível muito alto de beleza, todas as companheiras são lindas, altas e desfilam melhor. É um trabalho competitivo, tornam-te mais forte a nível profissional e pessoal.  Valorizas-te tanto por dentro como por fora e tentas aproveitar todas as oportunidades que este jamais ao teu alcance. Eu acho que na moda como em tudo o resto, pois nenhum trabalho é fácil e por isso há que luta e para ser a melhor. É preciso arriscar muito e nunca perder a esperança e a vontade de conseguir os teus objetivos sejam eles quais forem.





Maria: Que desfile de moda ou sessão te marcou mais? O que mais gostas da moda?
Silvia: Recordo com muito carinho a primeira vez que desfilei para a MBFW de Madrid. O fitting, o Backstage, os nervos antes de entrar. Lembro-me que o meu cabelo cheirava a laca quando cheguei a casa e estava nas nuvens. As fotos (editoriais, campanhas, testes, etc...) é algo com que me sinto mas confortável, sempre que tenho fotos fico feliz, adoro o meu trabalho. Os desfiles, o momento do desfile em si dura não dura muito, mas nas fotos costuma demorar muitas horas e podes aproveitar mais. Cada sessão tem o seu encanto e de todas aprendes algo. Umas das primeira que fui com Eugenio Recuenco para a Mango e outra que fizemos com Vicent Urbani são sessões que não se esquecem nunca.
Rosana: Recordo com carinho especial a primeira vez que desfiles na MBMFW quando ainda se chamava Cibeles, talvez porque foi a primeira vez que fazia um desfile importante. Em quanto fotos, tive o prazer de trabalhar com Eugénio Recuenco para Mango, é muito gratificante trabalhar com uma boa equipe de profissionalismo, pouco a pouco te fazem melhorar e aprender com os teus erros.
Não posso escolher e entre desfilar ou fazer editorias, acho que ambas as coisas são diferentes. Adoro o meu trabalho e desfruto-o sejam os editorias que as passereles.


Rosana



Maria: Tens alguma referência na moda? Em caso afirmativo, que tipo de trabalho gostarias de ter com essa pessoa?
Silvia: Adriana Lima e Erin Wasson, adoro-as! São modelos incríveis, são lindas e têm uma atitude na hora de trabalhar que nem toda a gente tem. Quem me dera um dia poder ser como elas.
Rosana: Como modelos Erin Wasson, Izabel Goulart ou Behato Prinsloo, acho que cada um deles no seu próprio estilo são demais. Qualquer modelo adoraria trabalhar com Mário Testino, eu inclusive.



Maria: Como te descreves antes, durante e depois de um desfile?
Silvia: Um desfile não é só desfilar, tem muito trabalho por detrás disso. Horas de provas, o backstage e quando vais a desfilar é muito rápido.
Rosana: É um desfile de muitas horas de preparação, maquiagem , cabelo, e as vezes inclusive várias horas de ensaios mas quando estas pronta e estas com os teus colegas e as luzes se apagam, a  música começa e faz-se magia, ouvir o "go" e o teu nome começa a subir a adrenalina pelo corpo. Desfrutar do que fazemos, todos deveria. Fazer lo.


Silvia


Maria: O que pensas das medidas impostas aos modelos, sobretudo às mulheres?
Silvia: São ideias de beleza que sempre existiram, e se queres estar no mundo da moda tens que as respeitar. É como quem quer um trabalho e não tem qualidades o conhecimentos para ele. Não recomendo a ninguém dentro ou fora da moda que emagreça só para entrar numa agência, ainda por cima não basta ser magra, tens que ter a altura certa que exigem a qualquer modelo. Mas há agência que têm uma parte "curvy" para meninas com mais curvas, há muitos perfiles diferentes de modelos. Não tudo na moda se baseia e ter uma cara bonita ou ter um bom corpo e muita gente pensa isso quando abre uma revista, mas é preciso mais que isso. Atitude e muito trabalho acima de tudo.
Rosana: As medidas estão sujeitas a uns parâmetros estabelecidos atualmente  a toda a as agências. Sim, é verdade que depende muito da altura e constituição da modelo.
Na minha opinião nenhuma mulher deverias obessionar-se para chegar as mediadas certas de uma modelo, a maior parte são magras por natureza, mas é verdade que influencia muitos jovens nesse sentido.



Maria: O que pensas da moda internacional? O que achas que vai acontecer nela?
Silvia: As MBFW de fora chamam-se muito a atenção tanto estilistas, como o street style e por aí... (risos) não faço ideia!
Rosana: Sempre adorei a alta costura, os desfiles de Paris me parecem incríveis. Tento esta a par de todas as MBFW do exterior, sobretudo sigo Londres, NY ou Milão.
Não sei o que irá acontecer, nem no mundo da moda.
Chanel, Balmain, Kenzo são as minhas marcas preferidas,

Rosana


Maria: Tens algum estilista preferido?
Silvia: Não, mas gosto muito de Balmain e Balenciaga.
Rosana: Se tivesse que escolher um estilista preferido ficaria com Consuelo Castiglioni para Miami dentro da moda Internacional, e que aqui em Espanha Josep Fonte para Delpozo.



Maria: Como defines a tua personalidade?
Silvia: Sou de extremos, posso estar super feliz e ou muito triste, mas tento ser neutra. Mas considero-me lutadora, e gosto da perfeição no meu trabalho e tentar fazer as coisas da melhor maneira possível.
Rosana: É uma pergunta difícil, posso dizer que tenho uma personalidade competitiva e relaxada ao mesmo tempo, uma mistura dos dois. Acredito que qualquer pessoa pode chegar longe se assim o quiser, e é o ex exemplo que sigo todos os dias.

Silvia


Maria: Qual é o teu signo?
Silvia: Virgem.
Rosana: Virgem.



Maria: Qual é a tua comida e bebida favorita?
Silvia: Pizza, salada e gelado. Água.
Rosana: Adoro muito saladas, mas a paella é o meu prato preferido. Água.


Rosana


Maria: Quais são os teu segredos de beleza?
Silvia: Acho que toda a gente deveria conhecer o próprio corpo, saber o que nos faz bem. Os meus segredos são poucos, ter uma alimentação variada, sem nenhum tipo de dieta, só tento ser moderada e não comer coisas gordas ou alimentos que me façam mal. Bebo muita água que me limpa o organismo. Costumo cuidar da minha pele, faço-o pela manhã e a noite com sabão, cremes, etc. Não costumo pintar-me diariamente, só para castings, algum corretor ou rímel. E quando me pinto sempre me desmaquilho. Uso máscaras para o cabelo e corto-o regularmente para não se estragar. Faço exercício, fitness e corro durante a tarde.
Rosana: Tento conhecer bem a minha pele, saber que cuidados necessita e ter uma boa rotina a diária de amanhã e à noite limpando-a, equilibrando o ph e hidratado-a. São cuidados que qualquer rapariga deveria de seguir, mas é verdade que ao trabalhar com a nossa pele e o castigo que sofre todos os dias com os produtos de maquiagem estamos mais conscientes disso. Quanto ao meu cabelo, nem o pinto nem o estico, já sofre demasiado com o trabalho, mimi-o com máscaras, ando encantada com letras argán.
Não acredito em dietas, não servem para nada. Não se pode enganar o próprio corpo com o cuidar dele num dia e maltratar-lo no outro. Deve-se ter uma forma de vida sã todos os dias, toda a vida, tomando nutrientes necessários para o nosso corpo.  Muitas pessoas estão sobre alimentos mal nutridos, há que conhecer bem todos os alimentos que levamos à boca. Todos os dias tento conhecer um pouco mais estes temos e aplicar-los.
Sair a correr, nadar, caminhar e andar de bicicleta, qualquer desporto é bom. Eu costumo ir a aulas de fitness, combinadas com cardio e séries para tonificar o corpo, mas adoro patinar.


Rosana


Maria: Quais são as características essenciais para uma modelo?
Silvia: Ter um bom corpo, e uma boa pele, é a base para o trabalho e acima de tudo ter atitude e que goste daquilo que faz. se não acaba por se tornar cansativo.
Rosana: Fisicamente, a beleza está na proporção e algo que seja único. É importante ter uma pele sã e o corpo tomificado. A partir daí o mais importante é a atitude, um bom "acting", e saber mover-se à frente da câmara.



Maria: Consegues conciliar o trabalho com a vida pessoal?
Silvia: Às vezes é difícil conciliar porque as coisas coincidem, mas tento fazer-lo.
Rosana: Tento ter tempo para tudo, mas as vezes não é fácil.


Silvia



Maria: Que características da tua personalidade te ajudam a ser modelo?
Silvia: Não sou das modelos mais altas mas tenho atitude à frente das câmaras. A minha personalidade constante, lutadora e ambiciosa.
Rosana: Sou uma rapariga muito teimosa sempre vejo caminhos para chegar ao meu destino.



Maria: Conheceste alguma modelo famosa que te marcou?
Silvia: Até agora não.
Rosana: Ainda não tive essa sorte.

Rosana


Silvia






Maria: Que cidade gostas mais?
Silvia: Adoro Madrid, a minha cidade. Não descarto  a possibilidade de ir passar uns tempos a Londres, a última vez que estive lá fiquei com vontade de conhecer mais e é um bom mercado na moda.
Rosana: Paris, adoro.













Fotografias enviadas por Silvia e Rosana Pérez. 


With love,


Maria Pedrosa e Sofia Amaral
Outubro, 2014.
Todos os direitos reservados.







  • Share:

You Might Also Like

0 comentários