Entrevista à designer Daniela Barros

agosto 14, 2012


DANIELA BARROS FALL WINTER 2012 " I D I S I " AT BLOOM PORTUGAL FASHION from DANIELA BARROS on Vimeo.

Maria Pedrosa: Qual a sua inspiração principal para as suas colecções?  O seu Deus ou musa, se assim o poderemos chamar?
Daniela Barros: Tudo o que me rodeia influencia o meu trabalho, mesmo o meu estado emocional e a minha personalidade introspectiva, mas é essencialmente na arte, mitologia, música que encontro a base do meu trabalho. 


Maria Pedrosa: Como define o seu estilo próprio?
Daniela Barros: A mulher que traduz o meu trabalho é elegante, feminina mas austera com um lado ''obscuro/misterioso'', ''divino/leve''.


Maria Pedrosa: Breve história da sua vida.
Daniela Barros: Nasci no Porto, mas vivi até hoje em Penafiel. Fiz o 12ºano em científico natural mas nesse momento apesar das contradições familiares decidi continuar a minha formação em moda, aí entrei para a Escola de Moda do Porto, durante a formação participei em alguns concursos que complementaram a formação, participei em alguns concursos que complementaram a formação. Depois de findo o curso, continuei com a participação nos concursos. Devido à falta de oportunidade para apresentar o trabalho na altura em parceria com três amigos e colegas de profissão formamos o colectivo Wolke Bos com o objectivo de divulgar o nosso trabalho e sequencialmente o de novos jovens designers, foram desenvolvidas 3 edições desde então.
Após a primeira edição do Wolke Bos, fui convidada a integrar o projecto Bloom do Portugal Fashion, o que me aumentou exponencialmente a visibilidade do meu trabalho nacional e internacional. Durante este processo fui convidada a apresentar o meu trabalho em Paris e Maastricht. Recentemente, ganhei um concurso internacional que me possibilitou expôr num dos mais conceituados salon de moda parisienses, o Who's Next, Port de Versailles. Futuramente irei apresentar em showroon na semana de moda de Paris feminina no salon ZipZone e conto com propostas para comercializar a minha colecção em Londres, Paris, Nova Iorque, Shangai e United Hedonist (Online Store).


Maria Pedrosa: Com que idade iniciou o seu gosto pela moda?
Daniela Barros: Estive ligada à moda desde sempre, o facto de a minha família estar ligada com esta indústria fomentou a minha vocação. 


Maria Pedrosa: Qual a sua formação profissional?
Daniela Barros: 12ºAno em científico natural, curso de design de moda tirado na Escola de Moda do Porto e credenciação pelo Portugal Fashion Council Português.


Maria Pedrosa: Qual o seu signo? Como define a sua personalidade?                                           Daniela Barros: Aquário, introspectiva, sonhadora, empreendedora, idealista, anárquica (em algumas situações), teimosa e determinada.


Maria Pedrosa: Sonhava com esta carreira? É sonho de criança? Se não, como surgiu na sua vida?
Daniela Barros: Sim, desde criança.


Maria Pedrosa: Quais os seus planos futuros?
Daniela Barros: Conseguir edificar a minha marca de uma forma mais concisa e vincada. 


Maria Pedrosa: Que considera das medidas impostas aos manequins?                                         Daniela Barros: Cada designer tem a sua estética, o que implica uma imagem, do tipo acho exagerado quando rotulam todos os manequins da mesma forma quando muitas vezes a fisiologia é que determina a silhueta de uma pessoa. 


Maria Pedrosa: O que pensa da moda nacional? E internacional?
Daniela Barros: Portugal não tem uma cultura muito vincada em moda, o que torna a estética portuguesa muito mais conservadora, a nível internacional coseguimos uma amplitude completamente diferente.


Maria Pedrosa: O que pensa que acontecerá à moda daqui a uns anos? A nível nacional e internacional.
Daniela Barros: A moda é um ciclo neste momento Portugal está a sofrer uma evolução favorável.


Maria Pedrosa: Já teve oportunidade de trabalhar com algum designer internacional?
Daniela Barros: Ainda não tive esse prazer.


Maria Pedrosa: O que pode expressar sobre a última edição do Portugal Fashion?
Daniela Barros: O Portugal Fashion tem sido uma plataforma essencial para a exposição do meu trabalho, a última edição foi bastante positiva, quer em Lisboa e no Porto.


Maria Pedrosa: O que mais gosta de fazer nos tempos livres?
Daniela Barros: Cinema, amigos, ler.


Maria Pedrosa: Tem algum modelo/a favorito?
Daniela Barros: Mariacarla Boscono 


Maria Pedrosa: Qual a sua música favorita?
Daniela Barros: Tenho um gosto bastante eclético.


Maria Pedrosa: Quem escolhe a música dos desfiles?
Daniela Barros: A música para os meus desfiles tem sido definida em parceria com dois amigos, Ivo Pacheco e Tiago Carneiro através das sinopse e aura da colecção. 


Maria Pedrosa: Qual a sua cor favorita?
Daniela Barros: Azul marinho. 


Maria Pedrosa: Qual o tipo de tecido que mais gosta, e aquele que menos lhe agrada? Quais aqueles que mais utiliza?
Daniela Barros: Detesto veludo cotelê e gosto imenso de transparências. Prefiro utilizar fibras naturais. 


Maria Pedrosa: Como descreve aquilo que sente antes, durante e depois de um desfile?
Daniela Barros: A intensidade do trabalho é tão grande passamos por vários estados de emoção que no momento do desfile sinto-me tão cansada que fico desprovida de emoções.


Maria Pedrosa: Se possível, o que pode adiantar sobre os seus planos futuros.
Daniela Barros: De dia 26 a 3 de Setembro vou estar na semana da moda em Paris no salon ZipZone. Apresento a colecção no Portugal Fashion/Espaço Bloom em Outubro. Entretanto tenho reuniões com algumas lojas e representantes internacionais.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários